Hoje o assunto é – grandes clássicos do rock, na minha modesta opinião. Uma lista de músicas que marcaram época...
Janis Joplin com Piece Of My Heart – de 1967, música escrita por Jerry Ragovoy e Bert Berns, originalmente gravada por Erma Franklin, mas foi na voz de Janis Joplin, acompanhada de Big Brother and Holding Company que emplacou, estando na lista das 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stones. Sou completamente fascinada pela voz rouca da Janis, suas músicas são fantásticas.
Led Zeppelin e sua Stairway To Heaven – suspeita pra falar, porque simplesmente amo Led. Stairway to Heaven também está na lista das 500 melhores músicas da Rolling Stone, sendo a “quarentona” (sim! a música é de 1971), uma das músicas mais requisitadas nas estações de rádio dos Estados Unidos. A música, que começa calminha, vai aumentando seu ritmo; “acelera como num fluxo de adrenalina”, conforme diz o próprio Page.
The Doors com Light My Fire – lançada em 1967 no álbum The Crystal Ship, com uma introdução bacana e solos bem arranjados em uma música de 7 minutos. Já foi gravada por diversos artistas como Will Young, Nancy Sinatra, UB40, Stevie Wonder e muitos outros. Com certeza é a música de maior sucesso do The Doors, tendo sido a primeiro música que escutei da banda, e que logo curti muito.
Pink Floyd e Another Brick In The Wall – toda composta por Roger Waters (são 3 partes), foi o maior hit da banda, inclusive alcançando o primeiro lugar das paradas norte-americanas, inglesas e até no Brasil chegou a ser segunda mais tocada em 1980. Trata-se de uma crítica ao rígido sistema educacional desenvolvido nos internatos. Dúvido alguém que nunca tenha escutado a música, pois além de compor o filme The Wall, é trilha sonora de vários outros. Se você não escutou, sugiro que escute logo!!!
Queen e Bohemian Rhapsody – composta por Freddie Mercury, gravada em 1975 no álbum A Night at the Opera. Não possui refrão, tem 3 partes – um segmento de balada que acaba com um solo de guitarra, uma passagem de ópera, demonstrando a grande versatilidade vocal de Mercury, e uma seção hard rock. Vendeu mais de um milhão de cópias desde seu lançamento até janeiro de 1976. Com certeza uma das músicas mais populares do Queen, estando entre as 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stones. Vale a pena conferir.
Deep Purple e sua Fumaça sobre a água (Smoke On The Wather) – de 1972, lançada no álbum Machine Head, é um marco da banda, famosa pelo riff de guitarra mundialmente conhecido e eleito como o melhor de todos os tempos na história do rock, daqueles que grudam na cabeça. Até hoje é uma das poucas covers que o Black Sabbath já tocou ao vivo, tamanha importância da música.
Falando em Black Sabbath, não podemos esquecer de Paranoid – lançada em 1970 no álbum homônimo. Rock original, pesado, denso, sendo o marco inicial do heavy metal. Sem dúvida, grande clássico, entre muitos outros do Black... Adoro!!!!!
The Beatles com Help! – lançada em agosto de 1965, no auge da beatlemania. Excelente canção, com um show que entrou para a história do rock, em um estádio (Seha Stadium – Nova York), batendo record de espectadores. Foi o álbum homônimo da música, que revolucionou a história dos Beatles, entrando em uma nova fase. Nesse álbum estão os clássicos Ticket to Ride e Yesterday.
The Rolling Stones com Sympathy for the Devil – escrita por Mick Jagger com inspiração no livro “O mestre e margarida” de Mikhail Bulgakov, lançada em 1968 no álbum Beggar’s Banquet. Alguns alegam que a música veio de uma visita de Jagger a um candomblé na Bahia, mas Richards diz que lembra samba. Diversos artistas já a gravaram, e nesta lista inclue Guns N’ Roses, Ozzy Osbourne, U2, Pearl Jam, e até Claudia Ohana, a “Natasha” da novela Vamp. Com certeza, quando se fala em Rolling Stones, não tem como esquecer desta música... classicão!!!!
AC/DC em Back in Black – lançada em 1980, no álbum homônimo, o segundo mais vendido na história musical, perdendo somente para Thriller de Michael Jackson. A música Back in Black (tradução – De volta do luto), trata do sofrimento pela perda de um amigo. Sem dúvida, uma das maiores músicas do rock!
Motörhead
com Ace Of Spades - música de 1980, é, para muitos o hino do
Motörhead. A música, do álbum homônimo, alargou as fronteiras da banda,
inspirando gerações futuras, incluindo Metállica e Sepultura. Sem dúvida, é a canção mais conhecida do trio, que encerra seus shows até nos dias atuais. Graaaaaande Lemmy!!!!!!!!
Metállica com Enter Sandman – poderia falar de vários sucessos do Metállica, mas a canção que os tornou popularmente conhecido é Enter Sandman. Do álbum homônimo de 1991, criada pelos guitarristas Kirk Hammet e James Hetfield, juntamente com o grande baterista Lars Ulrich. A letra escrita por Hetfield, fala sobre pesadelos. O álbum mais bem sucedido do Metallica, vendeu mais de 15 milhões de cópias, elevando a banda a nível mundial. Aclamada, a canção foi incluída em todos os shows do Metallica, incluindo S&M, gravado com a Orquestra Sinfônica de San Francisco. Alguém dúvida que essa música seja o grande clássico do Metállica?
Kiss com Rock’n Roll All Night – lançada originalmente no álbum Dressed to Kill, é sem dúvida, um dos maiores sucessos do Kiss, e um dos maiores clássicos da história do rock. Essa música levanta todos, sendo excelente para festas, shows, velórios... definindo o espírito rock and roll!!! ...I wanna rock and roll all night and party everyday…
The Who e Baba O’Riley – escrita pelo guitarrista Pete Townshend em 1971, combinação dos nomes das influências filosófica e musical da obra, Meher Baba e Terry Riley. É música tema de CSI: New York, e incluída nos trailers do filme Disney/Pixar – Vida de Inseto. É ou não é um clássico?
Guns’n Roses com November Rain – lançada em 1992, inclui uma orquestra em som de fundo é uma das canções mais longas do Guns. É uma das baladas mais populares e um classicão do Guns, ao lado de Patience e Sweet Child O’ Mine. O solo de guitarra (graaande Slash), está em 6º lugar na lista dos 100 Maiores Solos de Guitarra, pela revista Guitar World. O vídeo da música venceu um MTV Video Music Award como melhor cinematografia. É aquele em que a noiva morre logo após o casamento, lembram? Vale a pena conferir!
Iron Maiden e seu Medo do Escuro (Fear Of The Dark) – faixa 12 do álbum homônimo, escrita pelo baixista Steve Harris, lançada em 1992, antes de Bruce Dickinson se dedicar a carreira solo. A canção retrata a solidão e os medos que essa traz. Com uma pegada mais thrash, fez muito sucesso mundialmente. E você, tem medo do escuro?
U2 e Sunday Bloody Sunday – do album War, lançada em 1983,conhecida pela batida militarista, guitarra dura e harmonias melódicas, a música descreve o horror sentido por um observador no incidente do Domingo Sangrento, tragédia que se abateu sobre os irlandeses no dia 30 de janeiro de 1972. Está entre as 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stones, e entre as Top 20 de canções políticas. Sem dúvida, uma das músicas mais famosas de todos os tempos, fazendo com que qualquer um cante junto... How long, how long must we sing this song!!!
Steppenwolf em Born to be Wild – de 1968, conhecida pelo seu classic riff, é considerada um dos maiores hinos do rock’n’roll. É considerada por alguns, como o primeiro heavy metal, por trazer a menção em sua letra Heavy Metal Thunder. Regravada por The Rolling Stones, AC/DC, Ozzy Osbourne e outros. Também está entre as 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stones. A música foi incluída em muitos álbuns de compilações e trilhas sonoras, tendo o maior destaque no filme Easy Rider (1969). Dúvido quem escute a música e não tenha vontade de vestir uma jaqueta de couro, pegar uma Harley Davidson e sair estrada a fora!!!
É... música de verdade não fica fora de moda em três meses!!!!!
Na vitrola...